o processo de enfermagem é uma ferramenta metodológica utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemática organizada em fases, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem, de promover a qualidade no cuidado prestado




Consultar a Resolução Cofen 358/2009 , onde se lê:
CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem 


Sistematização da Assistência de Enfermagem

Refere-se a distintos métodos que podem ser utilizados pela enfermagem na organização, planejamento e execução das ações de enfermagem, com o intuito de oferecer subsídios nos processos organizacionais e gerenciais, e atingir resultados benéficos para a saúde das pessoas a quem prestamos assistência. 

a SAE abrange três grandes partes que são método cientifico, dimensionamento de pessoal, instrumentos. Exemplos: protocolos, rotinas, procedimentos, redimensionamento de pessoal.


o processo de enfermagem  é um método que favorece a prestação do cuidado de modo organizado e fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando mais cientifica e menos intuitiva.

É orientada à luz de um referencial teórico e organizada em 5 etapas (coleta de dados; diagnóstico; planejamento; implementação e avaliação).

Coleta de dados 

Processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa,família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

É  de fundamental importância o estabelecimento de vinculo terapêutico, exigindo habilidades e tecnicas interpessoais do profissional.

a coleta de dados divide -se em anamnese e exame físico

Anamnese: consiste como um banco de dados do paciente, onde contenha o histórico da doença, recorrência, doenças hereditárias ou qualquer tipo de informação através de um questionário onde recorre sobre perguntas abertas e fechadas com a finalidade de obtenção de informação.

Os  elementos da anamnese são: identificação, queixa principal, histórico da doença atual, história medica pregressa ou patológica, histórico familiar historia pessoal.


Exame físico: coleta de dados objetivos composta por 4 técnicas as, (inspeção palpação percursão e ausculta).

 Onde são abordados informações sobre alergias, históricos de doenças, alterações em alguma parte do corpo, por isso solicitado o exame físico completo céfalo podálico.


Diagnostico de enfermagem


 Ã‰ o processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

o diagnóstico de enfermagem é um julgamento clinico sore uma resposta humana as condições de vida e caracteriza a resposta dos er humano frente a doença e pode ser 

dividido em:

descritor:  basicamente se algo está ineficaz prejudicados ou de riscos.

Foco enfrentamento, conhecimento.

Importante: Os diagnósticos de enfermagem são organizados em taxonomias. a mais utilizada no Brasil é o: North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).


Planejamento de enfermagem 


No planejamento de enfermagem, são determinados os resultados esperados e quais ações serão necessárias. São objetivos e metas na qual espera alcançar determinados resultados a partir de ações e intervenções que serão realizada face as respostas da pessoa ou equipe

Isso será realizado a partir dos dados coletados e diagnósticos de enfermagem com base dos momentos de saúde do paciente e suas intervenções. 

São informações que, igualmente, devem ser registradas no prontuário do paciente, incluindo as prescrições checadas e o registro das ações que foram executadas, por exemplo.


Implementação 


Realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem. é composta por todos integrantes da equipe de enfermagem 
as intervenções podem ser dividas em:

Intervenções de enfermagem dependentes: são planejadas segundo a prescrição médica que envolva medicamentos, tratamentos, níveis de atividade, dietas e assim por diante. Exemplo: administrar um medicamento prescrito no horário.

Intervenções de enfermagem independentes: estão baseadas no processo de enfermagem e no julgamento profissional. Exemplo: a alteração de um esquema medicamentoso para acomodar a rotina diária de um paciente.

intervenções de enfermagem interdependentes: são ações empreendidas com a colaboração dos profissionais de saúde, como fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e médicos. Exemplo: pedir ao médico que troque um medicamento do paciente para minimizar uma reação adversa.

Intervenções diretas São abordados diretamente com a familia e diretamente com o proprio paciente. mobilizado pela teoria do autocuidado.

intervenções indiretas: alguma ação para contribuir para saude daquele paciente  é um tratamento realizado distante do paciente, mas em seu benefício, ou em benefício de um grupo de pacientes, sendo que essas ações dão suporte à efetividade das intervenções de assistência direta. 


 Avaliação de enfermagem


Processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem. 

No prontuário deverá ser registrado a evolução do paciente para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado om essas informações.

O enfermeiro terá como verificar a necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem. Além de proporcionar informações que irão auxiliar as demais equipes multidisciplinares na tomada de decisão de condutas, como no próprio processo de alta.

QUAIS SÃO AS HABILIDADES DO ENFERMEIRO EXIGIDAS PARA A
IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM?
Alfaro-LeFevre (2014)

 Ter Conhecimento científico

 Resolver problemas;

 Pensar de forma crítica, criativa e lógica

 Ser flexível e adaptar-se a ambientes e circunstâncias diferentes

 Tomar decisões independentes e compartilhadas

 Pensar de forma holística

 Promover a saúde por meio da educação

 Tomar decisões éticas

 Possuir sensibilidade e emoção

 Ensinar e aprender de forma eficiente

 Investigar e responder às necessidades

 Liderar, supervisionar e ouvir

 Controlar as informações

 Usar novas e avançadas tecnologias

 Possuir experiência, habilidade técnica e não-técnica

 Ter autenticidade no relacionamento interpessoal



Principais vantagens  da implementação do Processo de Enfermagem 

 Aprimoramento teórico e científico da profissão.

 Padroniza a linguagem comum e a documentação informações relevantes

 Facilita a comunicação com as equipes de enfermagem e multidisciplinar.

 Individualiza, organiza e prioriza o cuidado.

 Mantem o foco no que é importante.

 Utiliza o conhecimento na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências
científicas.

 Forma hábitos de pensamento que o ajudem a obter confiança e habilidades necessárias
para pensar nas situações clínicas, teóricas e de teste.

 Usa sistemas de registros eletrônicos de saúde e de apoio decisório como devem ser
usados Рguias que fortalecem a mente, mas que ṇo a substituem.

 Acompanha a evolução da clientela assistida.

 Implementa intervenções fundamentadas nas melhores evidências científicas.

 Promover a consolidação da profissão de enfermagem e dar visibilidade para as ações
desempenhadas pelo enfermeiro

 Oferecer subsídios para o desenvolvimento do conhecimento técnico-científico e
crescimento científico da profissão.

 Diminuir os gastos gerados por erros e desperdícios de tempo que são resultantes de um
ambiente de trabalho desorganizado;

 Promover respaldo seguro por meio do registro, que garante a
continuidade/complementaridade multiprofissional,

 Promover aproximação enfermeiro entre usuário e enfermeiro entre a equipe
multiprofissional. A comunicação é otimizada;

 Garantir uma assistência de qualidade, com eficiência e eficácia;

 Auxiliar no desenvolvimento de habilidade de pensamento crítico e raciocínio clínico

 Promover melhoria da qualidade assistencial

 Facilitar a auditoria

Resolução Cofen 358/2009
Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, e pelo Regimento da Autarquia, aprovado pela Resolução COFEN nº 242, de 31 de agosto de 2000;