A qualidade assistencial vem sendo discutida e compartilhada entre os profissionais de saúde, sobretudo os que atuam na esfera gerencial, uma vez que os usuários dos estabelecimentos de saúde tornaram-se, nas últimas décadas, mais conscientes de seus direitos, exigindo, assim, um maior comprometimento dessas instituições.
A qualidade da assistência nos serviços de saúde é discutida atualmente em todas as esferas de uma instituição. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define essa qualidade como o conjunto de atributos que inclui excelência profissional, uso eficiente de recursos, risco mínimo ao usuário e alto grau de satisfação por parte dos clientes.
E o alcance da qualidade passa por um processo dinâmico e exaustivo de atitude coletiva que envolve não somente os profissionais da saúde como também os seus gestores. Diante desta lógica, a Enfermagem integra esta complexidade e enfrenta desafios para alcançar a excelência assistencial.
No setor saúde, a qualidade é definida como um conjunto de atributos que inclui um nível de excelência profissional, o uso eficiente de recursos, um mínimo de risco ao usuário, um alto grau de satisfação por parte dos clientes, considerando-se essencialmente os valores sociais existentes.
Conceitua-se indicador como uma unidade de medida de uma atividade, com a qual se está relacionado, ou ainda, uma medida quantitativa que pode ser empregada como um guia para monitorar e avaliar a assistência e as atividades de um serviço.
Dessa maneira, o emprego de indicadores possibilita aos profissionais de saúde monitorar e avaliar os eventos que acometem os usuários, os trabalhadores e as organizações, apontando, como consequência, se os processos e os resultados organizacionais vêm atendendo às necessidades e expectativas dos usuários .
Definição dos indicadores:
Indicadores assistenciais
Incidência de queda de Paciente
Incidência de Extubação não Planejada de Cânula Endotraqueal
Incidência de Saída Não Planejada de Sonda Oro/Nasogastroenteral para Aporte Nutricional
Incidência de Úlcera por Pressão - Unidade de Internação Adulto
Incidência de Úlcera por Pressão - Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Incidência de Lesão de Pele
Incidência de Erro de Medicação
Incidência de Quase Falha Relacionada ao Processo de Administração de Medicação
Incidência de Flebite
Incidência de Extravasamento de Contraste
Incidência de Extravasamento de Droga Antineoplásica em Pacientes em Atendimento
Ambulatorial
Incidência de Extravasamento de Droga Antineoplásica em Pacientes Internados
Incidência de Perda de Cateter Central de Inserção Periférica
Incidência de Perda de Cateter Venoso Central
Incidência de Instrumentais Cirúrgicos com Sujidade
Indicadores de gestão de pessoas
Horas de Assistência de Enfermagem (Unidades de Internação)
Horas de Enfermeiro (Unidades de Internação)
Horas de Técnicos/Auxiliares de Enfermagem (Unidades de Internação)
Horas de Assistência de Enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva
Horas de Enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva
Horas de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em UTI
Índice de Treinamento de Profissionais de Enfermagem
Taxa de Absenteísmo de Profissionais de Enfermagem
Taxa de Rotatividade de Profissionais de Enfermagem (Turn Over)
Taxa de Acidente de Trabalho de Profissionais de Enfermagem
Os indicadores identificados para a mensuração da qualidade do cuidado são baseados na tríade de DONABEDIAN, que é Considerado o pai da Qualidade no setor da Saúde, o médico libanês Avedis Donabedian (1919-2000) realizou estudos que tiveram um profundo impacto sobre os sistemas de gestão nas áreas da medicina e alguns de seus princípios ainda hoje são considerados atuais e de grande importância para a excelência hospitalar.
para mensuração da qualidade evidenciam os conceitos de estrutura, processo e resultado.
O indicador de estrutura do cuidado salienta os meios pelos quais os cuidados de enfermagem são organizados e dispensados. Exemplo: horas de enfermeiro/cuidados intensivos, horas de técnicos de enfermagem/cuidados intensivos; nomeados também de Indicadores de Gestão de Pessoas ou Gerenciais.
O indicador de processo do cuidado foca na natureza e na quantidade de cuidados de enfermagem providos durante o tempo de permanência no hospital. Exemplo: Incidência de Flebite, Incidência de Úlcera por Pressão. Também denominados de Indicadores Clínicos ou Assistenciais.
O indicador de resultado foca como os pacientes são afetados pela sua interação com a equipe de enfermagem, como exemplo: Incidência de Queda de Paciente, Satisfação do paciente com o cuidado específico de enfermagem. Esta é uma das possibilidades. A categorização dos Indicadores dependerá da linha teórica/ autor que o gestor adotará.
ATRIBUTOS NECESSÁRIOS PARA OS INDICADORES
• Validade – o grau no qual o indicador cumpre o propósito de identificação de situações nas quais as qualidades dos cuidados devem ser melhoradas.
• Sensibilidade – o grau no qual o indicador é capaz de identificar todos casos de cuidados nos quais existem problemas na atual qualidade dos cuidados.
• Especificidade – o grau no qual o indicador é capaz de identificar somente aqueles casos nos quais existem problemas na qualidade atual dos cuidados.
• Simplicidade – quanto mais simples de buscar, calcular e analisar, maiores são as chances e oportunidades de utilização.
• Objetividade – todo indicador deve ter um objetivo claro, aumentando a fidedignidade do que se busca.
• Baixo custo – indicadores cujo valor financeiro é alto inviabilizam sua utilização rotineira, sendo deixados de lado.
A construção de indicadores obedece uma seqüência e envolve inúmeros itens que devem ser observados para darem clareza ao que se pretende medir.
A construção de indicadores obedece uma seqüência e envolve inúmeros itens que devem ser observados para darem clareza ao que se pretende medir. Com esta finalidade que foi construído o manual que consta em uma seqüência de itens para serem coletados:
- Nome do indicador.
- Definição
- Equação para o cálculo
- Responsável pelo dado
- Freqüência do levantamento
- Dimensão da coleta
- Observações que são orientações sobre o indicador
Esses indicadores são avaliados Através de estudos, elaboração de manuais de indicadores de enfermagem, discussões freqüentes sobre o assunto, acreditações voltadas á qualidade na área de enfermagem, auditorias e participação em programas com o intuito de comparações com série históricas e apresentação de praticas que sugerem oportunidades de melhorias.
Importante lembrar que quando conseguimos elencar indicadores que possam ser utilizados por serviços equivalentes, coletados por pessoas treinadas, preocupadas em manter a integridade da informação e a dar continuidade a esse processo ao longo de anos, é possível estabelecer metas, realizar comparações, compartilhar conhecimentos, identificar falhas e problemas, como melhorá-las, implementar mudanças, promover e disseminar os progressos e resultados, desencadear melhorias e fazer diferença na Gestão da organização.
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